segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Este blog: formação contínua ou continuada?

Queridos leitores ou leitoras, por ser um blog novo na área educacional, dedicado às diversas questões da aprendizagem humana, resolvi postar mais informações sobre os objetivos e funcionamento deste espaço virtual.

Primeiramente, torna-se fundamental esclarecer os princípios norteadores deste blog, por exemplo: aqui, a questão da formação profissional tem diversas possibilidades, pois teremos sessões de vídeos e posts. Trabalharei para formar grupos de professores interessados na formação contínua.

Quando uso a expressão contínua e não continuada, indico um caminho, que é o da formação em constante movimento, uma formação diferente da continuada (esta diz respeito aos cursos, seminários, palestras, etc).

A contínua, que simboliza grande parte deste blog, acontecerá por meio das próprias questões das salas de aula,  projetos políticos pedagógicos, planejamentos das aulas, relação aluno e professor, metodologias escolares, enfim, oferecerei aos professores das escolas patrocinadoras a possibilidade de um canal constante de reflexão sobre a prática pedagógica.

Minha dissertação de mestrado foi realizada por meio de uma pesquisa sobre esta temática; Prática Pedagógica Crítico Reflexiva - Limites e Possibilidades.

Desde meus antigos tempos de atualização profissional na Escola da Vila, em São Paulo, sempre persisti na caminhada da formação contínua, onde a escola é a origem e personagem principal para estudos reflexivos.

Na época da ditadura militar, do tecnicismo na educação, era comum ouvirmos os termos; treinamento, reciclagem e capacitação. Tempos depois passou-se a ouvir sobre formação permanente, que perdura hoje em dia. Quando se pensa em formação permanente ou continuada, o foco é a participação em seminários, palestras, congressos e eventos em geral.

Aqui, o que proponho na sessão de vídeos de formação contínua (ainda em processo de finalização, estará disponível em breve) é a proposta de uma rede virtual de formação sobre a prática pedagógica reflexiva, onde discutiremos questões cotidianas da sala de aula.

Alguns vídeos serão neste sentido, de formação contínua, outros serão sobre cursos específicos. Alguns posts serão relacionados à formação continuada, pois publicarei artigos compartilhando minha participação em eventos de atualização profissional.

O primeiro curso deste blog (em vídeo) está também em fase de finalização, será certificado pela OMEP/MT (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar). Nesta fase inicial, os vídeos com cursos específicos terão mais conteúdo para o público da educação infantil e ensino fundamental. Não quero com isso dizer que para os outros níveis, como ensino médio e superior, não terá conteúdo, desejo apenas ser muito sincera com os seguidores deste blog, explicitando, desde já, que grande parte dos conteúdos dos vídeos terá como público alvo essa outra clientela.

Estou certa de que ao tratar de neurociência, distúrbios de aprendizagem e prática pedagógica reflexiva, terá sim muita contribuição para professores em geral, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e demais profissionais interessados pela aprendizagem humana. Caberá a cada pessoa adaptar algumas questões para a sua realidade profissional.

Os posts serão os mais variados possíveis (dentro da temática maior, claro, que é a aprendizagem humana). Tratarei sobre temas atuais que saem nas mídias, esboçarei artigos sobre temas relevantes do cenário educacional brasileiro e compartilharei as informações de cursos, seminários e eventos em geral, assim como já relatei um pouco antes, neste mesmo post.

A sessão dos patrocinadores será o espaço das escolas que farão parte desta proposta de formação contínua. A escola patrocinará o blog e seus professores serão beneficiados com senhas de acesso aos vídeos. Com isso, alguns vídeos serão livres e outros exclusivos para os professores das escolas patrocinadoras.

Resumindo, é possível definir este blog como uma inciativa totalmente dedicada à formação contínua (que tratará de questões diretas sobre a sala de aula de cada professor participante), mas também terá em seus posts assuntos relacionados à formação continuada (notícias de eventos em geral).

Mesmo com essas explicações, certamente algumas dúvidas ainda permanecerão, escreva para romlpimentel@gmail.com. Será um prazer esclarecer possíveis questionamentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado, contribua. Sua participação é fundamental.