quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Post II - Eike Batista e o Blog Aprendizagem Humana


Dando continuidade ao tema do post anterior (para melhor compreensão sugiro primeiramente a leitura do post anterior, mas é apenas uma sugestão), agora destaco as frases que mais chamaram minha atenção no livro do Eike Batista, "O X da Questão". 

Acredito que cada ideia destacada será uma boa oportunidade de reflexão para os professores fazerem relação com seu trabalho nas escolas e para que os pais pensem no modo como estão criando seus filhos e as prioridades que valorizam neste desafio.

Quem não leu o livro e não pretende fazê-lo, tente ler ao menos o prefácio escrito pelo pai do Eike. É fascinante o modo como o Sr. Eliezer Batista escreveu sobre quando um pai pode se sentir vitorioso em relação aos filhos, veja: "São as conquistas do filho que atestam o êxito do pai (...) Todos deveriam ser melhores que o pai (...) Ter sido ultrapassado por eles é a maior conquista, a peça mais valiosa em minha sala de troféus". Fica a dica para quem não puder ler o material completo.

Além do prefácio, muitas frases são interessantes, propiciadoras de reflexões complexas, bastante necessárias atualmente. Citarei as frases e em seguida de cada uma comentarei minha reflexão durante a leitura.

1- "Ficarei feliz em saber que, um dia, minha caminhada inspirou alguém" (página 20): e nós, nos preocupamos em inspirar as pessoas ao nosso redor? Nossos alunos se inspiram em nós? E nossos filhos? Acredito que não vale a pena passar pela vida sem deixar exemplos que possam inspirar outras atitudes. Se alguém se inspirar em nós é porque fomos bons espelhos, isso pode ser importante para nós e para os outros.

2- "Uma convicção se forjou em mim desde muito cedo: a de que você cresce com as dificuldades" (pg. 22): como encaramos as dificuldades do nosso cotidiano? Ferramenta para reflexões ou motivo de desequilíbrio?

3- "Um bom vendedor é alguém que acredita nas pessoas, que se sente curioso em relação a elas e que desenvolve a capacidade de ouvir" (pg. 28): estamos maduros o suficiente para sermos bons ouvintes? Ou  falamos mais do que ouvimos? Ouvir é essencial em toda relação humana, mas são poucos os que sabem ouvir. Devemos nos esforçar dia após dia e refletirmos se estamos conseguindo colocar em prática essa atitude.

4- "Uma equipe precisa de autonomia" (pg. 32): damos espaço à construção da autonomia para as pessoas que trabalham ao nosso redor? E para os nossos filhos? Se as pessoas se prendem à nós, não é bom sinal. Devemos buscar o equilíbrio, liderando nossa casa, nossos filhos mas, ao mesmo tempo, precisamos nos certificar sobre o espaço necessário para a construção da autonomia.

5- "O segredo do ouro é a pesquisa" (pg. 53): e o segredo do bom professor é a pesquisa sobre suas intervenções em sala de aula, é a execução da formação contínua, que se dá por meio de práticas reflexivas sobre as realizações pedagógicas. Sem pesquisar e refletir sobre nossas próprias aulas é possível avaliar o aluno? Avaliando nossas aulas, atividades e provas a prática pedagógica fica bem melhor. Todo profissional reflexivo sobre si mesmo, tem bem mais chances de sucesso.

6- "Transformei minas desprezadas em negócios fabulosos" (pg 56): nossa profissão pode ser fabulosa se conseguirmos, aos poucos, menosprezar os empecilhos e transformar as dificuldades em práticas de sucesso.

7- "O investidor deve exercitar a dúvida como aliada e conselheira" (pg. 66): pais e professores podem e devem fazer desa frase um conselho para não se esquecer jamais. Duvidar de nossas próprias atitudes, no sentido de refletir sobre agir da melhor maneira, é essencial para todas as áreas de nossas vidas. Se não duvidamos, acabamos por não questionar e, se questionamos pouco é porque não estamos refletindo sobre nós mesmo e não refletir é um perigo!

8- "Aspiro ao êxito. Quero realizar negócios que sejam alvo de admiração permanente" (pg. 67): se o que fazemos não causa admiração, algo está errado. O que é bem feito é para ser admirado.

9- "Sou um apaixonado pelo que faço. Meu negócio é converter sonho em realidade, partir de uma ideia e fazê-la migrar do papel para a realidade" (pg. 68): não devemos apenas sonhar em ser bom professor ou bons pais, precisamos agir, transformar nossos sonhos de boas condutas em atitudes reais para que nossas intenções não fiquem apenas nos sonhos.

10- "Alguém que se desespera em situação de crise, ou não tem a frieza necessária para enfrentar o obstáculo inesperado, se deixará vencer pelo estresse" (pg. 82): o desespero, desequilíbrio, raiva e grito só levam ao estresse e afastam as pessoas de perto de nós. Precisamos aprender a vencer os desafios com equilíbrio.

Bom, grifei outras frases também, mas não quero me alongar demais pois não quero que o post fique longo, cansativo. Espero com as dez reflexões apontar importantes possibilidades de reflexão para cada leitor deste blog. Quem quiser destacar outras frases do livro, sinta-se muito à vontade. O espaço de comentários deste blog é para isso, para continuarmos o papo. Sei que ainda está difícil postar comentários aqui, quem tem conta no google consegue com maior facilidade. O blog já está em processo de aprimoramento e em breve ficará melhor . Mas lembrem-se do meu e-mail: romlpimentel@gmail.com

Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu recado, contribua. Sua participação é fundamental.