domingo, 12 de fevereiro de 2012

Partindo para SP, mais um etapa de supervisão psicopedagógica.


Há pouco menos de um ano decidi iniciar meu processo de supervisão psicopedagógica. Todos os profissionais que atuam na parte clínica sempre passam por experiências de supervisão e terapia, é completamente necessário.

Lidar com vidas, seres humanos em processo de crescimento e desenvolvimento, é algo bastante complexo, envolve conhecer o paciente de maneira bastante profunda. Muitos vínculos são formados entre paciente e terapeuta. Não é de se estranhar então que, nós, profissionais que atendemos os pacientes, sejamos muito bem formados, primeiramente trabalhando nós mesmos, em processos de supervisão e terapia individual.

Assim como em outras áreas, na psicopedagogia não é diferente. A terapia individual e a supervisão são requisitos extremamente importantes. A Associação Brasileira de Psicopedagogia formata as regulamentações e orienta todo o processo que é preciso para a excelência no trabalho com a aprendizagem humana. Para compreender melhor tais requisitos, acesse o site da associação (www.abpp.com.br) e clique no link de psicopedagogos reconhecidos pela ABPp, depois clique em critérios para se tornar um psicopedagogo reconhecido.

Estou vivendo atualmente uma das fases mais significativas no  meu processo de formação profissional. Nenhum curso, nem pós, me ensinaram tanto quanto tenho aprendido nas supervisões psicopedagógicas. Escolhi um caminho bastante desafiador, tendo em vista que preciso equilibrar minhas funções de esposa, administradora do lar, mãe, assessora pedagógica, professora universitária e psicopedagoga, com o atual processo de supervisão, longe de casa.

Este processo de supervisão tem sido muito proveitoso, enriquecedor de tal forma, que todos os desafios e cansaços tornam-se insignificantes.

Optei por fazer supervisão com a Drª Nádia Bossa (currículo disponível no site do CNPq) devido as singularidades nos processos de estudo, me identifico muito com a dedicação dela ao tema das dificuldades de aprendizagem.

Nádia Bossa sempre esteve no percurso histórico da psicopedagogia, é autora de livros que fundamentam teoricamente a psicopedagogia e tem realizado pesquisas muito significativas na área. Hoje é mais um dia de viagem para chegar ao consultório da Drª Nadia. Lá compartilho meus atendimentos clínicos, recebo orientações preciosas e trocamos informações sobre cada detalhe dos atendimentos.

A semana que antecede essa viagem, é sempre repleta de anotações. Passo dias e dias refletindo comigo mesma sobre as questões da aprendizagem humana. Chego lá sempre muito sedenta por trocar ideias e volto completamente satisfeita com o investimento feito.

A Drª Nádia tem ajudado o Brasil a aperfeiçoar essa práxis clínica, de forma muito especial. Então vamos lá, mais uma viagem me espera. Quando retornar postarei alguma notícia que possa contribuir com este blog.

Quem tiver interesse em fazer essa supervisão também ou conhecer um pouco mais sobre a Drª Nádia, basta acessar o site dela. Fica a dica: www.nadiabossa.com.br.

Quem não puder viver essa experiência no momento, mas quiser trocar ideias e aprender comigo algumas orientações psicopedagógicas, basta mandar e-mail para romlpimentel@gmail.com.

As contribuições da psicopedagogia não se destinam apenas aos professores. Se você, psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga, ou outra formação, está começando a atuar e busca se aperfeiçoar na área, não hesite em me procurar. Para você, professor (a), o recado é o mesmo, não hesite, podemos trocar muitas informações. Até breve leitores (as), que Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Parabéns Roberta, o aprendizado nos leva a caminhos antes inimagináveis, que nos levam a outros e assim se torna uma fonte inimaginável de prazer

    ResponderExcluir

Participe, deixe seu recado, contribua. Sua participação é fundamental.