Estava devendo este post aqui no blog, pois contei que estava partindo para SP para uma supervisão psicopedagógica e depois não escrevi mais nada sobre isso. Aqui estou para cumprir o compromisso feito, com muito prazer.
Em toda supervisão aprendo muito e pretendo compartilhar aqui algumas dessas aprendizagens. Como é o primeiro post mais específico sobre meu trabalho optei em falar um pouco mais sobre o que é a psicopedagogia e a importância da supervisão. Espero que gostem.
A Psicopedagogia é uma área de atuação clínica ou institucional (escolar, empresarial ou hospitalar) e é também uma área de pesquisas no âmbito da aprendizagem humana. Não é uma ciência, pois sua origem é prática, seu surgimento se deu inicialmente na Europa, há algumas décadas atrás.
Desde seu surgimento foi construída por meio das experiências obtidas com a prática. Conforme Nádia Bossa (precursora da psicopedagogia no Brasil), "a clínica é o laboratório da teoria, por isso não é ciência e sim uma práxis" (2009). Apesar de já ter sido bastante reconfigurada, devido sua evolução histórica, sempre teve como foco a aprendizagem humana.
Em suas origens, havia preocupação em medir o "déficit" dos sujeitos que apresentavam atraso no desenvolvimento escolar. Essa visão era resultante de uma abordagem organicista que compõe a 1ª Fase da psicopedagogia. Esta perdurou até fins da década de mil novecentos e setenta. Nessa primeira fase mediam-se as faltas, procuravam descobrir os déficits para depois tentar suprí-los . Importante lembrar que, quanto mais se pensa no orgânico, menos espaço para o psicológico.
A 2ª fase surgiu com a atuação do Centro Médico Psicopedagógico, europeu, do Drº George Mauco, com foco na readaptação, seguido de acompanhamento psicopedagógico na busca de um trabalho mais global com a criança. Evoluiu bastante, mas ainda não era o encaminhamento ideal.
Hoje, não concebemos mais esta área por meio de uma visão organicista, o foco não é descobrir o déficit, não é medir o QI, e também não é mais uma postura reeducadora, não buscamos reeducar ninguém.
Atualmente procura-se observar a espontaneidade da criança e avaliá-la por meio dos conceitos teóricos da epistemologia genética, da psicanálise, neuropsicologia e a psicolinguística (Bossa, 2009).
Infelizmente, muitos cursos de psicopedagogia no Brasil oferecem cursos inadequados e os especialistas saem com o diploma, mas sem a experiência de como atuar na prática. Algumas pessoas, muitas delas, buscam apenas mais um curso, onde procuram aprender algo a mais para aprimorar o trabalho que já fazem. Ótimo, estudar é sempre muito bom.
No entanto, as pessoas que buscam a psicopedagogia porque querem atuar clinicamente e seguir carreira na área, precisam se conscientizar de que muitos cursos estão bem aquém do que é realmente a psicopedagogia, por isso, indico aos interessados que se debrucem sobre o site da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp - www.abpp.com.br), para que possam ler os artigos científicos da área e que tomem conhecimento da qualidade dos eventos que ocorrem neste segmento e que assim, constantemente, busquem uma prática coerente e eficaz.
Somos o pilar de muitas famílias que nos procuram no intuito de ajudarmos seus filhos. É um trabalho desafiador e encantador. Para os interessados, certamente ficará bastante explícita a importância da supervisão. Se você está interessado(a) pela psicopedagogia e quer entender melhor como ela funciona, mande-me um e-mail. Será um prazer trocar informações.
Em breve farei novos posts sobre as especificidades da psicopedagogia. Visite este blog com frequência para acompanhar assuntos relevantes sobre a aprendizagem humana. Hoje fica a dica: se você está inciando ou já é da área e não fez supervisão, atente-se, ela é fundamental.
Na supervisão psicopedagógica, o olhar do outro (do supervisor) sobre nossos atendimentos é realmente um instrumento de crescimento e amadurecimento profissional. Vale a pena! Até mais.
Em toda supervisão aprendo muito e pretendo compartilhar aqui algumas dessas aprendizagens. Como é o primeiro post mais específico sobre meu trabalho optei em falar um pouco mais sobre o que é a psicopedagogia e a importância da supervisão. Espero que gostem.
A Psicopedagogia é uma área de atuação clínica ou institucional (escolar, empresarial ou hospitalar) e é também uma área de pesquisas no âmbito da aprendizagem humana. Não é uma ciência, pois sua origem é prática, seu surgimento se deu inicialmente na Europa, há algumas décadas atrás.
Desde seu surgimento foi construída por meio das experiências obtidas com a prática. Conforme Nádia Bossa (precursora da psicopedagogia no Brasil), "a clínica é o laboratório da teoria, por isso não é ciência e sim uma práxis" (2009). Apesar de já ter sido bastante reconfigurada, devido sua evolução histórica, sempre teve como foco a aprendizagem humana.
Em suas origens, havia preocupação em medir o "déficit" dos sujeitos que apresentavam atraso no desenvolvimento escolar. Essa visão era resultante de uma abordagem organicista que compõe a 1ª Fase da psicopedagogia. Esta perdurou até fins da década de mil novecentos e setenta. Nessa primeira fase mediam-se as faltas, procuravam descobrir os déficits para depois tentar suprí-los . Importante lembrar que, quanto mais se pensa no orgânico, menos espaço para o psicológico.
A 2ª fase surgiu com a atuação do Centro Médico Psicopedagógico, europeu, do Drº George Mauco, com foco na readaptação, seguido de acompanhamento psicopedagógico na busca de um trabalho mais global com a criança. Evoluiu bastante, mas ainda não era o encaminhamento ideal.
Hoje, não concebemos mais esta área por meio de uma visão organicista, o foco não é descobrir o déficit, não é medir o QI, e também não é mais uma postura reeducadora, não buscamos reeducar ninguém.
Atualmente procura-se observar a espontaneidade da criança e avaliá-la por meio dos conceitos teóricos da epistemologia genética, da psicanálise, neuropsicologia e a psicolinguística (Bossa, 2009).
Infelizmente, muitos cursos de psicopedagogia no Brasil oferecem cursos inadequados e os especialistas saem com o diploma, mas sem a experiência de como atuar na prática. Algumas pessoas, muitas delas, buscam apenas mais um curso, onde procuram aprender algo a mais para aprimorar o trabalho que já fazem. Ótimo, estudar é sempre muito bom.
No entanto, as pessoas que buscam a psicopedagogia porque querem atuar clinicamente e seguir carreira na área, precisam se conscientizar de que muitos cursos estão bem aquém do que é realmente a psicopedagogia, por isso, indico aos interessados que se debrucem sobre o site da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp - www.abpp.com.br), para que possam ler os artigos científicos da área e que tomem conhecimento da qualidade dos eventos que ocorrem neste segmento e que assim, constantemente, busquem uma prática coerente e eficaz.
Somos o pilar de muitas famílias que nos procuram no intuito de ajudarmos seus filhos. É um trabalho desafiador e encantador. Para os interessados, certamente ficará bastante explícita a importância da supervisão. Se você está interessado(a) pela psicopedagogia e quer entender melhor como ela funciona, mande-me um e-mail. Será um prazer trocar informações.
Em breve farei novos posts sobre as especificidades da psicopedagogia. Visite este blog com frequência para acompanhar assuntos relevantes sobre a aprendizagem humana. Hoje fica a dica: se você está inciando ou já é da área e não fez supervisão, atente-se, ela é fundamental.
Na supervisão psicopedagógica, o olhar do outro (do supervisor) sobre nossos atendimentos é realmente um instrumento de crescimento e amadurecimento profissional. Vale a pena! Até mais.
Adoooro ler suas materias! Inteligentes, leves, com total entendimento do assunto! Sou sua fa!
ResponderExcluirbjo,
Neca